sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quer renomear vários arquivos no Linux?

Usando shellscript no linux é possível fazer qualquer coisa com o nome do arquivo.

Se eu quiser renomear vários arquivos e colocar um prefixo neles:

for e in *;do mv "$e" "`echo $e | sed -e 's/^/prefixo_/g'`"; done


Obs: nesse caso o prefixo de todos os meus arquivos no diretório será 'prefixo_'.

Se eu quiser colocar prefixo só nos meus arquivos 'png'?

for e in *.png;do mv "$e" "`echo $e | sed -e 's/^/prefixo_/g'`"; done


Se eu quiser trocar o 'a' pelo 'o' de todos os meus arquivos?

for e in *;do mv "$e" "`echo $e | sed -e 's/[a]/o/g'`"; done


Se eu quiser trocar todas as letras maiúsculas para minúsculas?

for e in *;do mv "$e" "`echo $file | tr '[A-Z]' '[a-z]'`"; done



Obs: os comandos tr, sed, grep e outros utilizam expressão regular comum. Já o grep com a opção '-e' utiliza expressão regular extendida.
Para mais informações digite o comando --help.

Nenhum comentário:

Postar um comentário